Músicas para casamento

A música certa para cada momento da cerimônia de casamento

O renomado Coral Del Chiaro explica quais as etapas de uma cerimônia de casamento e como deve ser a música para cada uma delas.

Foto: Anne Marie
A escolha das músicas do casamento deve envolver uma série de aspectos: o local (nas igrejas é aconselhável procurar um repertório sacro ou clássico), quantidade de entradas (alguns casais não têm pajens, por exemplo) e escolha de formação (grupos com menos músicos limitam a opção de escolha das músicas). O número de músicas tocadas em cerimônias de casamento varia de acordo com o tipo de cerimônia que você quer: se terá cortejo dos padrinhos, floristas antes da noiva, etc. O Coral Del Chiaro , de São Paulo, explica quais as etapas de uma cerimônia de casamento e como deve ser a música para cada uma delas.


  • 1 Entrada dos Padrinhos
    Na entrada dos padrinhos, você pode usar um repertório musical bem eclético, cantadas ou instrumentais, usando desde temas de filmes e músicas clássicas a músicas populares ou outros estilos. Pode ser alegre, mas sem muito impacto, pois a entrada dos noivos é mais importante, claro.
  • 2 Entrada do Noivo
    Para este momento, algo com certa "pompa", de caráter masculino e nobre. Como o casamento está ainda começando, não se deve colocar uma música muito grandiosa. Em muitos casamentos este momento não existe, pois o noivo entra com os padrinhos.
  • 3 Entrada das floristas/pajens
    A entrada dos floristas / pajens é sempre um momento alegre e de descontração dos convidados. A doçura das crianças gera sorrisos e comentários dos convidados. Portanto, a música deve ser adequada para este momento. Em geral, músicas mais suaves, como temas infantis. Os pajens podem ser acompanhados por músicos pelo corredor, realçando ainda mais a graciosidade do momento. As opções mais pedidas são os violinos e flauta pelo seu timbre aveludado.
  • 4 Clarins e Clarinada
    Algumas noivas gostam de colocar os clarins para anunciar sua chegada. Os instrumentos oferecem grande opção de requinte. Os músicos tocam em frente ao altar, o que é chamado de de “clarinada”, um anúncio de que a noiva está entrando. Para este momento, músicas curtas, mas de grande impacto para preparar a música que virá a seguir.
  • 5 Entrada da Noiva
    Agora é hora de caprichar na trilha sonora! Quanto maior for a instrumentação, melhor. Músicas solenes, de grande impacto, pompa e brilho são necessárias. A tradicional marcha nupcial é a mais pedida, mas existem outras opções também. Se a igreja comporta um bom número de músicos, um coral de até 20 vozes ao vivo cria um efeito incrível. Cantores solistas também são boas opções.
  • 6 Pajens trazendo alianças
    Para a entrada dos pajens, também músicas mais suaves. Siga os mesmos critérios para a entrada das floristas / pajens.
  • 7 Benção das Alianças
    Para a bênção, uma música mais introspectiva, suave, pois é um momento mais profundo, puro, que pede suavidade. A opção de violinos solo pode ser interessante. A Ave Maria com soprano ou tenor solista é uma das músicas mais pedidas e existem em várias versões de diversos compositores.
  • 8 Assinaturas
    O momento da assinatura segue os mesmo padrões da benção. Em muitas igrejas esse momento não requer música, apenas um fundo musical de curta duração. Mas você pode reservar algumas opções de músicas.
  • 9 Cumprimentos
    Esse é um dos momentos mais emocionantes da cerimônia: amigos e parentes se abraçam entre lágrimas de emoção e músicas alegres e românticas são muito adequadas para esse momento. Duetos de cantores solistas e o coral com arranjos personalizados são emocionantes.
  • 10 Saída
    É chegada a hora de ir. Todos os músicos devem ser utilizados para que a música seja grandiosa. Como na entrada da noiva, uma formação com coral e orquestra proporciona uma emoção especial. Os noivos podem optar por uma música que marcou o relacionamento deles, e fica lindo se ela ganhar toques personalizados do coral contratado.


NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL


Aceito as condições legais y la Política de Privacidade de Bodaclick


Olá noivinhas! Trago hoje uma super novidade para vocês! Acabei de chegar de Nova York e conferi de perto a nova coleção de vestidos de noiva da estilista Vera Wang. A coleção Primavera 2014 esta lindíssima e de tirar o ... [Ir ao blog]