cerimônia do casamento

Tudo sobre o casamento civil no cartório

Fazer o casamento civil no cartório é uma forma prática e econômia de se casar. Veja dicas de como organizar essa cerimônia e o que os noivos devem saber.

Noivos trocam alianças. Foto: Marina Favato
Uma forma prática e econômica de se casar é abrir mão da festa e da cerimônia de casamento religiosa e optar apenas pelo casamento civil, realizado no próprio cartório. Ele será celebrado na presença do Oficial do Registro Civil, do juiz de casamentos e de no mínimo duas testemunhas, que costumam ser amigos ou parentes mais próximos dos noivos. Veja algumas dicas para os noivos que querem um casamento civil em cartório:


  • 1O casamento civil no cartório acontece assim: primeiro, os noivos devem separar os documentos para o casamento civil, entrar em contato com o cartório e agendar um horário para a cerimônia. No dia, os noivos entram (juntos) e se posicionam diante da mesa do juiz, que lerá o termo do casamento. Alguns juízes chegam a fazer um pequeno discurso sobre o significado da cerimônia, desejando felicidades aos noivos. Depois, há a troca de alianças, os noivos assinam o livro e em seguida é a vez dos padrinhos.
  • 2O casamento civil no cartório só pode ser realizado durante o dia. Os noivos podem levar mais convidados além das duas testemunhas, mas o espaço é pequeno, portanto leve os mais próximos mesmo.
  • 3Se os noivos quiserem convidar mais pessoas como padrinhos do casamento civil, verifique quantas assinaturas o cartório de sua região permite no livro. Esse número varia de cartório para cartório.
  • 4Não necessariamente o casamento civil no cartório é um evento frio e protocolar. Alguns cartórios possuem uma salinha onde a cerimônia pode ser feita de forma reservada e os noivos podem organizar uma recepção para poucos convidados. Verifique se o cartório de sua região disponibiliza esse serviço e quantas pessoas o local comporta.
  • 5Não deixe de contratar um fotógrafo para registrar este momento único da vida do casal. Os convidados com certeza estarão clicando tudo, mas os noivos merecem um registro profissional.
  • 6Mesmo que o casal opte por não fazer uma festa de casamento, após a cerimônia civil, podem convidar a família e os amigos mais próximos para um almoço ou jantar em casa ou em um restaurante. Neste caso, não há necessidade de mandar fazer convites. Os noivos podem convidar por telefone mesmo.


* Foto: Marina Favato
vote
 
inserirumComentário
Autor:
Texto:

NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL


Aceito as condições legais y la Política de Privacidade de Bodaclick


Olá noivinhas! Trago hoje uma super novidade para vocês! Acabei de chegar de Nova York e conferi de perto a nova coleção de vestidos de noiva da estilista Vera Wang. A coleção Primavera 2014 esta lindíssima e de tirar o ... [Ir ao blog]